Potencial Evocado Multimodal
É um procedimento que reúne os principais tipos de potenciais evocados. Para informações especificas verifique os dados descritos nos itens:
POTENCIAL EVOCADO VISUAL.
POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO.
POTENCIAL EVOCADO SOMATOSENSITIVO DE MEMBROS SUPERIORES.
POTENCIAL EVOCADO SOMATOSENSITIVO DE MEMBROS INFERIORES.
POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO
Preparo:
O paciente deve vir com a cabeça lavada e seca usando xampu neutro ou sabão de coco. Não usar condicionador ou qualquer substancia oleosa na cabeça.Vir alimentado e não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que precedem o exame. No caso de crianças entre zero e cinco anos pode ser necessária sedação, feita sob supervisão médica.Para tanto a criança deve dormir duas horas a menos do que o habitual na noite anterior e acordar pelo menos uma hora antes do habitual. Ela não deve dormir durante o dia até a hora do procedimento.
Em que consiste o exame?
O POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO-PEA E O POTENCIAL EVOCADO DE TRONCO CEREBRAL-PETC são o mesmo procedimento. São realizados com estímulos auditivos da mesma forma que o BERA, mas o objetivo e o resultado do exame são diferentes. Ele define o caminho do estimulo auditivo pela via nervosa até atingir a porção mais importante do cérebro para a audição. Assim ele examina a cóclea, o nervo auditivo, os núcleos e as conexões no tronco cerebral mesencéfalo e cérebro. O exame demora cerca de 30 minutos dependendo da colaboração do paciente, mas se forem realizados ambos (BERA E PETC) pode demorar uma hora ou mais. É totalmente indolor e o resultado é entregue em três dias úteis ou menos se houver urgência médica.